domingo, 29 de agosto de 2010

ASSOCIAÇÃO COMUNITÁRIA DOS MORADORES E AMIGOS DO BAIRRO OURO VELHO

BOLETIM INFORMATIVO no. 2 - nova lima - JUNHO/2008

A ASSOCIAÇÃO tem suas primeiras conquistas
As gestões que a Diretoria tem feito junto a Prefeitura de Nova Lima, inclusive através de várias conversas com o prefeito, sempre muito solidário à nossa causa, começam a surtir efeito.
- Como anunciado no Boletim anterior, através dos nossos pedidos e intervenção direta do Sr. Prefeito, a Secretaria de Obras da Prefeitura iniciou os trabalhos de capina no Ouro Velho. Tão logo o Sr. Prefeito ordenou que os trabalhos fossem feitos, março de 2008, o Sr. Antônio Márcio, funcionário dessa Secretaria procurou pessoalmente um dos membros da diretoria para comunicar que os trabalhos teriam início logo após o período de chuvas. (ver Boletim no.1 da ASSOCIAÇÃO). Para dar continuidade aos nossos trabalhos, estamos discutindo, ainda, o planejamento de uma rotina de manutenção da limpeza do bairro.
- O empenho da Associação dos moradores da Alameda dos Coqueiros com a nossa participação foi fundamental para a finalização da iluminação dessa alameda.

Cidadania se conquista
Registramos o nosso agradecimento ao Prefeito e ao funcionário da prefeitura, Antonio Márcio, por terem atendido prontamente a nossa solicitação de capina e limpeza do bairro. Passados cerca de duas semanas depois da visita da nossa Comissão os aspectos de abandono diminuíram bastante. O bairro ficou mais limpo, melhorou substancialmente a aparência e, conseqüentemente, a qualidade de vida dos seus moradores. Faltam agora, especialmente, os serviços de pavimentação e de limpeza do córrego que faz fronteira com a Mata do Jambreiro. Os trabalhos de capina iniciados pela Prefeitura no bairro são a prova viva do que temos dito desde o começo da nossa luta: não temos que pagar novamente por um serviço ao qual temos direito já incluídos nos nosso impostos.


Comissão percorre as ruas do Ouro Velho
Continuando o trabalho de conhecimento da realidade do nosso bairro e aprofundamento dos laços comunitários iniciada com a pesquisa já em fase de conclusão, uma Comissão foi constituída em Assembléia para detectar e registrar os nossos problemas. No domingo, 1º. de junho, a Comissão percorreu as ruas do Ouro Velho e contando com a ajuda dos moradores, que, mais do que ninguém, conhecem os problemas, começou um amplo levantamento da situação de cada uma das regiões. O resultado confirmou a situação de descaso em que nos encontramos. Durante a visita a Comissão tomou conhecimento desde grande quantidade de lixo ao longo dos passeios e vias até regiões que são utilizadas como “motel” e ponto de consumo de droga.

1- Qualidade de vida ameaçada
Chamou atenção a realidade de abandono dos quarteirões situados na parte mais próximas da Mata do Jambreiro. Porém, por todo o bairro, a Comissão encontrou passeios obstruídos por lixo e material de construção, mas também bonitos jardins que impedem a circulação dos transeuntes. Os passeios dos lotes vagos são quase que totalmente intransitáveis. Muitos destes lotes se tornam depósitos de lixo e criadouros de dengue. O córrego que divide a Mata do bairro recebe toda sorte de objetos, restos de construção, pneus velhos, sacos de lixo, entre inúmeros outros objetos de difícil identificação. Os moradores da região aproveitaram a presença da Comissão para denunciar o desrespeito com o meio ambiente e o descaso das autoridades com o meio ambiente.

2- Fossas nas vias públicas
Para surpresa da Comissão foram apontadas por moradores fossas construídas nas vias públicas, abaixo e ao lado do número 2201 da Alameda das Castanheiras. Há indícios fortes, ainda, de uma outra fossa, possivelmente de água servida, na rua Palmyra Roussin. Segundo moradores elas existem há muitos anos no local. Durante o período de chuvas é insuportável o mau cheiro na região. As fossas transbordam e o esgoto escorre pela rua. As muitas denúncias feitas nos últimos anos nunca surtiram efeito.

3- Descaso com a cidadania e a boa convivência
Outra surpresa foi a denúncia de moradores e freqüentadores do bairro sobre a situação que se repete em vários regiões, em especial, na Praça da Amizade. O local vem sendo utilizado como ponto de encontro de casais e de consumo de drogas. É grande o constrangimento dos vizinhos que se sentem ameaçados em sua segurança e privacidade. A Comissão ouviu, também, relatos de manifestações ruidosas, animais soltos pelas vias tumultuando o descanso, carros em alta velocidade, ações incompatíveis com vida que as pessoas procuram no bairro Ouro Velho.

4- Infraestrutura:
Alameda dos Coqueiros, um caso especial
A rua precisa ser refeita. A pavimentação apresenta inúmeros afundamentos e buracos. Alguns trechos em aclive se mostram perigosos devido aos detritos caídos de caminhões de lixo ou de material de construção. É urgente a reabertura de trechos importantes da alameda. O estreitamento da via não permite manobras. É visível a inexistência de passeios, o que dificulta a circulação de pedestres. Edificações obstruem a via. A Associação já fez gestões junto ao Poder Público desde o início deste ano, mesmo antes de sua criação formal, para que a rua seja refeita.

Confira aqui a situação das alamedas do nosso bairro
Até o momento foram detectados problemas na pavimentação das seguintes alamedas:
Amendoeiras c/ Castanheiras – buraco na rua
Amendoeiras c/ Cerejeiras – 2 afundamentos da pavimentação
Amendoeiras em frente ao no. 120 até a Praça da Amizade - buracos
Castanheira em frente ao no. 1538 – afundamento da pavimentação
Castanheira em frente ao no. 1484 – afundamento da pavimentação
Castanheira em frente ao no. 1440 – 3 buracos na rua + vários afundamentos da pavimentação
Castanheira em frente ao no. 1078 – afundamento da pavimentação e ausência de passeio
Castanheira do no. 1026 ao no. 760 – afundamento da pavimentação
Castanheira c/Tamareira – afundamento da pavimentação
Castanheira c/Cerejeira – afundamento da pavimentação + ausência de grelha de ferro que cobre valeta de escoamento de água pluvial
Castanheira em frente à Praça da Amizade – afundamento da pavimentação
Castanheira da Praça da Amizade até no. 2048 - afundamento da pavimentação + buracos
Castanheira ao lado do no. 2048 – erosão da rua
Castanheira em frente ao no. 2000 e esq./ Amendoeiras - afundamento da pavimentação
Castanheira em frente ao no. 1823 e esq./ Macieira – valeta de escoamento de água pluvial destruída
Tamareira em frente ao no. 240 – buraco na rua
Tamareira em frente ao no. 180 – buraco na rua
Tamareira em frente aos nos. 140 e 109 – buracos na rua
Macieiras próximo à Praça da Amizade – afundamento da pavimentação
Cerejeiras em frente ao no. 980 esq./Amendoeiras – buraco na rua
Na próxima etapa visitaremos outras alamedas, onde, já sabemos, se encontram inúmeros problemas.

A Associação continuará suas gestões a Prefeitura de Nova Lima visando sanar essa situação que depõe contra o bairro, desvaloriza o nosso patrimônio e ameaça a saúde de muitos de nós. Dentro, ainda, do espírito de convivialidade, de respeito mútuo e de responsabilidade comunitária, convidamos os nossos vizinhos a continuarem esse levantamento, apontando-nos novos problemas, e contribuindo para sua solução.

Prefeitura congratula-se com a Associação
O Prefeito Municipal de Nova Lima, Sr. Carlos Roberto Rodrigues, encaminhou à presidente da Associação, Nair Costa Muls, no dia 27 de maio último, cartão cumprimentando-a pela criação da Associação Comunitária dos Moradores e Amigos do Bairro Ouro Velho . O Prefeito deseja, ainda, sucesso e reafirma o empenho da Prefeitura em realizar trabalho conjunto.

Encontro Junino
Na última Assembléia da Associação Comunitária dos Moradores e Amigos do Bairro Ouro Velho ocorrida no dia 02 de junho, decidiu realizar um Encontro Junino no dia 28 de junho (sábado), a partir das 17 horas na Alameda dos Buritizeiros, 65, para reforçar o ethos comunitário. Queremos o envolvimento de todos os nossos associados e por isso ficou deliberado que o cardápio junino (quentão, pé-de-moleque, canjica etc.), assim como a decoração do local estará a cargo dos associados. Uma comissão designada pela assembléia está responsável pela organização do Encontro, fazendo, inclusive, contato com os associados. O espírito do Encontro Junino é o mesmo do Encontro Natalino promovido no final do ano passado pelos então Amigos do Bairro Outro Velho, qual seja, reunir as famílias dos associados da Associação para momentos de lazer, descontração e, sobretudo, aprofundar o conhecimento e os laços de amizade.

Não é com inverdades que se chega ao entendimento
Desde que recebemos as primeiras ameaças de cobrança judicial por parte da “Associação dos moradores do condomínio Ouro Velho” procuramos seu presidente buscando o entendimento, o diálogo. Depois de amplo debate com muitos moradores do bairro levamos até ele, em sua residência, a nossa posição, bem como a nossa contribuição para um projeto de vida coletiva, que ficou explícito no documento Que vida queremos viver no Bairro Ouro Velho. Ficou claro, entretanto, que é extremamente difícil entender-se com pessoas que não estão dispostas a ouvir senão o eco de suas próprias palavras e cuja linguagem é a da intransigência e a da ameaça. É uma inverdade, portanto, dizer que não procuramos o entendimento. Na nossa tentativa pedimos respeito às diferenças, (nem todos podem pagar o que cobram ou arcar com seus planos de obras desnecessárias), pedimos respeito aos nossos projetos de vida (nem todos querem morar em um condomínio), pedimos respeito aos nossos direitos (nem todos concordam, pedem ou aceitam o que chamam de serviços prestados aos moradores). Dissemos “alto e em bom som” em todos os nossos Boletins, distribuídos no Ouro Velho, que não aceitamos pagar por algo que não pedimos, que não queremos serviços com os quais não concordamos, que não queremos a tal “ideologia de condomínio”. Não obstante tudo isso insistiram em não nos ouvir, em fazer pouco caso de nós, de nossos projetos e direitos. Preferiram dar ouvidos às falsas promessas dos atravessadores e especuladores imobiliários que vêem no bairro não um lugar para as famílias viverem e criar seus filhos, mas um lugar para se ganhar dinheiro. Preferiram, de forma arrogante, nos ironizar, nos desqualificar, nos chamar de pequeno grupo e coisas do tipo. Não esperavam, entretanto, que o pequeno grupo pudesse crescer, ficar forte e se organizar em uma “OUTRA ASSOCIAÇÃO” como procuram, pejorativamente, nos tratar em seu último boletim. Aí está, crescemos e a cada dia mais moradores se juntam a nós, e constituímos a Associação Comunitária dos Moradores e Amigos do Bairro Ouro Velho para defender um projeto de vida coletiva onde a arrogância, a insensibilidade, as ameaças e as inverdades não têm lugar., mas também para nos defender de forma solidária das ameaças que estamos sofrendo de cobrança judicial.

Não abra mão dos seus direitos. Não se deixe intimidar
Como informado no Boletim anterior, assumiremos a defesa dos nossos associados frente à ameaça de cobrança judicial. Para tanto, foi contratado escritório paulista de advocacia, com larga experiência bem sucedida em casos semelhantes, que, assessorado por advogados moradores do Ouro Velho conduzirão a nossa defesa.
Em caso de recebimento de cobrança judicial contate imediatamente a diretoria da ASSOCIAÇÃO (telefones no boletim anterior) ou diretamente o escritório de advocacia Junqueira Mourão Advocacia, Rua Maranhão, 620 conj. 144 Higienópolis/S. Paulo CEP 012 40 000,tel. (011) 3822-0872 e (011) 8381-6099 – Dr. Leonardo Junqueira Fonseca Mourão.
Não se deixe intimidar, não aceite pressões, você não está sozinho.

O associado da ASSOCIAÇÃO já pode fazer o pagamento da sua taxa
Ficou estabelecido na última Assembléia que a taxa de R$50,00 (cinqüenta Reais) referente à contribuição mensal dos Associados deverá ser paga, contra recibo, no dia 16 de junho, no seguinte endereço: Alameda dos Buritizeiros, 65. Em caso de dúvida, fazer contato com a Diretoria.

4 comentários:

  1. PARABENS PELA INICIATIVA E PELO EXEMPLO ! Esta é a forma certa de parceria entre o cidadão e o Estado. peço que voce divulgue nossa mensagem e as nossas petições ao PRESIDENTE e ao MINISTERIO PUBLICO DA UNIAO.
    Somos um grupo de pessoas que estão mobilizadas para ajudar na defesa e apoio às vítimas de falsos condomínios, lesadas por associações de moradores, que desviam de seus objetivos institucionais, se autodenominando “CONDOMÍNIO” enganando moradores, proprietários, compradores e principalmente a própria justiça, tudo para “captar dinheiro alheio” e obrigar os moradores à “associação compulsória” através de ações judiciais. Nosso objetivo é Criar um canal de comunicação com as vítimas, disseminando informações legais, doutrina e jurisprudência, cumprindo nosso dever de CIDADANIA. Disponibilizamos informação a quem necessite . entre em contato pelo email : vitimas.falsos.condominios@gmail.com JA ESTA PACIFICADO no STF que Afronta a Constituição do Brasil o preceito que permite que os serviços públicos sejam prestados por particulares, independentemente de licitação [artigo 37, inciso XXI, da CB/88]. 3. Ninguém é obrigado a associar-se em "condomínios" não regularmente instituídos. a fixação de obstáculos a fim de dificultar a entrada e saída de veículos viola o direito à circulação, e o direito de locomoção. É INCABIVEL DELEGAR ATIVIDADES TIPICAS DE ESTADO. Saiba mais , fale conosco.
    CARTA AO PRESIDENTE CONTRA A USURPAÇÂO DE AREAS PUBLICAS DE USO COMUM DO POVO
    http://www.petitiononline.com/17112010/petition.html
    PETIÇÂO AO MINISTERIO PUBLICO DA UNIAO - esta sendo usado em todos os estados
    http://www.petitiononline.com/MP080410/petition.html

    ResponderExcluir
  2. PEDIMOS A TODOS QUE ASSINEM E DIVULGUEM AS NOSSA PETIÇÔES - UNIDOS SOMOS FORTES !

    ResponderExcluir
  3. Boa noite!

    Meu nome é Luiz Augusto e também sou proprietário de um lote no Ouro Velho. Gostaria de saber o telefone de contato de vocês.

    Att.

    Luiz Augusto

    ResponderExcluir
  4. Liguei para o número 3581-7921, mas nunca atendem. Tento entrar no site www.amigosdoourovelho.org.br, mas também não consigo. Ninguém me responde neste blog. Está muito difícil!!! Quem puder entre em contato comigo no 31-96693946.

    Obrigado,

    Luiz Augusto

    ResponderExcluir